O Governo do Estado do Acre por meio da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA/SA), vem a público manifestar veemente insatisfação e discordância quanto à veiculação de uma matéria no diário eletrônico Estadão, datada de 30 de agosto de 2023 (link: https://www.estadao.com.br/economia/governanca/bolsa-credito-carbono-tentativa-listagem-creditos-falsos/), informando falsamente que a CDSA/SA listará na respectiva plataforma a quantia de 70 milhões de toneladas de créditos de carbono equivalente.
É importante ressaltar que a CDSA/SA, sob a supervisão da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/Acre), já recusou iniciativas semelhantes, entendendo que tais abordagens de mercado (tokenização, blockchain e outras), ainda requerem regulação e alinhamento com as exigências de compliance da negociação de ativos ambientais jurisdicionais, para a integridade dos ativos e do mercado, considerando o rigoroso processo de due diligence necessário.
Dessa forma, instamos o periódico Estadão a promover com urgência a retificação da referida “injúria negocial”. Destacamos que a preservação da integridade dos ativos e a confiança no mercado são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e equilibrado de nossa região.
Da mesma maneira, temos expectativa de que a iniciativa da empresa B4 esteja em consonância com a diretrizes estabelecidas pelas as autoridades competentes, respeitando valores e princípios que garantam a estabilidade e o respeito no ambiente de negócios.
Atenciosamente,
José Luiz Gondim dos Santos
Diretor-Presidente da CSDA/SA