O avanço do Acre no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com mais de 55 mil imóveis rurais cadastrados – 100% do total de áreas estimadas no estado – é um reflexo para a manutenção do pioneirismo, agora na implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Em 2021 foi dado início as atividades de prospecção para seleção de áreas que serão contempladas, dentro das ações de fomento do programa, que irão beneficiar diretamente os produtores rurais da agricultura familiar.
Vitrine de sucesso
O processo de regularização ambiental das propriedade e posses rurais no Acre tem sido considerado como vitrine de sucesso e vários são os investimentos aportados pelos parceiros, com critérios específicos, estruturados nas linhas dos projetos, de maneira não sobreposta e complementar.
Uma novidade para 2021 é a adesão ao projeto Floresta+ Amazônia, onde o Acre figura como um dos primeiros estados a avançar nesta agenda e nas discussões para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Produtores rurais que aderirem à regulação ambiental poderão ser elegíveis à remuneração por prestar serviços ambientais pela conservação e recuperação da vegetação nativa.